PESQUISAS

Ensaios Críticos | Monografias | Dissertações | Teses


ENSAIOS CRÍTICOS

Segue se aqui a publicação de uma coletânea de textos que apresentam a história, os objetivos, linhas de pesquisa, composição e atividades do Núcleo de Pesquisa Ensino de Arte, do Departamento de Artes Plásticas da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sócias, da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 2000 a 2006, bem como, a proposta desencadeadora dos textos a seguir que representam um exercício de análise de imagem como possibilidade e provocações de seu uso no ensino de artes plásticas.

Ela é o resultado de um trabalho “gestado no coletivo” (expressão muito utilizada por Lucimar Bello que nos influencia de diversas maneiras nesse modo de ser e agir profissionalmente), em que a atuação como coordenadora foi apenas para garantir um espaço para o surgimento dessa produção. Assim, todos com sua forma de participação e especificidade colaborativa nos permitiu que chegássemos a ela.

Historicamente, esse material significa uma parceria entre acadêmicos e professores da educação básica em artes plásticas que, em condições de igualdade e compromisso teórico metodológico e prático, encontram-se na gestão da pesquisa, produção, publicação e comunicação dos resultados.

Prof. Elsieni Coelho da Silva
Prof. Roberta Maira de Melo Araújo

Introdução à Crítica de Arte (Análise de Imagem).
Aninha Duarte

  1. (Des) Carneando  O Touro de Tarsila do Amaral: Um Ensaio Crítico permeado de alegorias e sons.
    Teresa Cristina Melo da Silveira

  2. A representação dicotômica da luta pela terra: uma outra forma de ver o homem.
    Maria Rosalina Souza Pereira Miguel


  3. Maria Pé No Chão: uma instalação artística e sua representação do corpo.
    Cíntia Guimarães Santos Sousa

  4. Mitos: O poder da imagem é o poder da comunicação.
    Marilane Costa Leles Melo

  5. O que nos resta para além da festa? Ensaio Crítico sobre a obra Sócrates de Vik Muniz.
    Márcia Maria de Sousa

  6. O Silêncio de João – Retrato de muitos Brasis.
    Eliane Tinoco

  7. Olhar(es) e indícios sobre as regiões dos desejos: Uma análise histórico-crítica.
    Marileusa de Oliveira Reducino

  8. Siameses: a dicotomia do esvair de Leda Catunda.
    Andréa Diogo

  9. Subjetividades e identidades desveladas na análise da produção artística. Ensaio Crítico da obra Navio de Emigrantes de Lasar Segall.
    Léa Carneiro de Zumpano França

  10. TRÊS CENAS DE UMA MESMA HISTÓRIA - Os olhares de Sebastião Salgado sobre o garimpo na Serra Pelada.
    Elsieni Coelho da Silva

  11. ÚLTIMA CEIA - Um Jantar Atemporal.
    Aninha Duarte

  12. Uma Madona n’outras Madonas: feminilidade e sensualidade na poética Sironeana.
    Soraia Cristina Cardoso Lelis

MONOGRAFIAS

Graduação

  1. Possibilidades de Leitura na obra "Retirantes" de Cândido Portinari.
    Manuel Alves da Rocha Neto

  2. ENTRE FRAGMENTOS: Uma materialidade oxidante na simbologia da imagem.
    Dayane de Souza Justino

  3. ANÁLISE DAS EXCULTURAS DE DARLAN ROSA: Memorial JK – Brasília.
    Querles de Paula Alves Calábria

  4. O PAPEL NEM SEMPRE É BRANCO COMO A PRIMEIRA MANHÃ :Olhares e registros sobre a constituição de professores de Arte .
    Beloní Cacique Braga

Pós-graduação

Especialização

  1. A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO SOB O ENFOQUE DA PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: TRAÇOS NARCISISTAS DE PERSONALIDADE COMO UM ENTRAVE
    PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

    Teresa Cristina Melo da Silveira

  2. PSICOPEDAGOGIA E ARTE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NO PROCESSO DE ENSINAR-APRENDER
    Soraia Cristina Cardoso Lelis

  3. DESENHAR NA TERCEIRA IDADE:
    Qual o interesse?

    Marilane Costa Leles Melo

DISSERTAÇÕES

  1. DOS TRAJETOS AOS LUGARES PARA REPOUSO DO CORPO.
    Cíntia Guimarães Santos Sousa

  2. EX-VOTOS E POIESIS: OLHAR ESTÉTICO SOBRE A RELIGIOSIDADE POPULAR EM MINAS GERAIS.
    Aninha Duarte

  3. LEITURA DE IMAGENS NA SALA DE AULA RELAÇÕES ENTRE SABERES, PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ARTE E GRUPOS DE ESTUDOS.
    Márcia Maria de Sousa

  4. O (DES)FIAR DAS MEMÓRIAS:
    sentimentos, gestos e vozes de artesãs
    idosas uberlandenses

    Maria Rosalina Souza Pereira Miguel

  5. UMA PRAÇA E SEU ENTORNO: PLASTICIDADES EFÊMERAS DO URBANO UBERLÂNDIA - SÉCULO XX
    Marileusa de Oliveira Reducino

  6. POÉTICAS VISUAIS EM CONSTRUÇÃO: O FAZER ARTÍSTICO E A EDUCAÇÃO (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR
    Soraia Cristina Cardoso Lelis

  7. O ENSINO DE DESENHO.
    SABERES E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE ARTES:
    UM OLHAR ... MUITAS POSSIBILIDADES ...

    Léa Carneiro de Zumpano França

  8. CONSTITUIÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS DOCENTES EM E SOBRE UM GRUPO DE PROFESSORES DE ARTE
    Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca)

  9. MEUS DIAS, NOSSOS DIAS... O DESVELAR DAS LINHAS: Constituição e saberes de professores de Arte
    Beloní Cacique Braga

  10. LIVRO BRINQUEDO DE ARTISTA: UMA BIBLIOTECA INVENTADA.
    Hélio de Lima

  11. AVALIAÇÃO EM ARTES: SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL.
    Eliane de Fátima Vieira Tinoco


TESES

  1. ARTISTAS, IMAGENS E CIDADE - BRICOLAGENS POÉTICAS E HISTÓRICAS DE UBERLÂNDIA
    Marileusa de Oliveira Reducino

  2. BENEDICTA VALLADARES RIBEIRO(1905-1989): FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
    Roberta Maira de Melo Araújo